...

...

Lançado no Dia Internacional da Dança, livro "O Peso da Expressão", de Hyago Alves, fala sobre dança moderna e poder da arte

Publicada em: 30/04/2025 12:58 - Cultura

Primeiro livro do bailarino fluminense homenageia Rubén Terranova, mestre da dança moderna no Brasil

 

No dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, o artista Hyago Alves lança seu primeiro livro “O Peso da Expressão” onde explora a dança moderna e suas técnicas, passando pelos nomes mais influentes: José Limón, Merce Cunningham e Martha Graham. O livro é dividido em capítulos que abordam, de forma profunda e prática, os princípios fundamentais de cada técnica, com um olhar atento ao contexto histórico e às influências de cada coreógrafo.

 

Além disso, Hyago oferece dicas valiosas sobre como aplicar essas técnicas na criação coreográfica e no aprimoramento da prática diária. Com uma linguagem acessível, “O Peso da Expressão” é uma leitura essencial para estudantes, professores e entusiastas da dança que desejam expandir seus horizontes e se conectar de forma mais profunda com a arte do movimento, utilizando o corpo como ferramenta de expressão e transformação.

 

Mais que um estudo técnico, a obra homenageia Rubén Terranova, mestre da dança moderna no Brasil, e que foi mestre de Hyago.

 

“Rubén não foi apenas um mestre da dança moderna. Ele foi um amigo, um conselheiro, uma presença que marcou vidas com sensibilidade e sabedoria. Seu olhar transbordava arte e amor por tudo o que fazia. Ele não ensinou apenas passos ou técnicas, mas como dançar com o coração inteiro, com verdade, com entrega. Rubén nos fazia sentir vistos, pertences e vivos dentro da dança. Homenageá-lo neste livro é a forma que encontrou de manter sua voz presente, seus gestos eternos, e legado pulsando em cada leitor, estudante e artista que se permite sentir o verdadeiro peso da expressão”, conta o bailarino.

 

A jornada de Hyago na dança começou em 2010, quando participou da “Oficina dos Artistas”, projeto social localizado em Campinas, São Paulo. No ano seguinte, os alunos com maior destaque foram selecionados para participar de um processo seletivo no Conservatório Carlos Gomes, também em Campinas, onde Hyago foi contemplado com uma bolsa integral para o curso técnico de dança, pelo qual se formou em 2014 nas modalidades de jazz, balé, dança moderna e sapateado. Para concluir o curso, desenvolveu com os alunos formandos a apresentação “Devaneio de um Corpo, Mente e Coração”, que foi um sucesso de bilheteria, exibida na cidade de Valinhos, São Paulo.

 

Hyago nasceu em São João de Meriti, Rio de Janeiro, e ainda criança se mudou para Campinas. Filho de uma mãe doméstica e pai mecânico, vivendo em um ambiente onde, para muitos jovens, o destino são drogas ou criminalidade, Hyago sente que a vida o deu uma nova perspectiva. Desde sua formação, liderou projetos sociais e tornou-se membro do Conselho Internacional de Dança, com sede em Paris.

 

“Foi nesse cenário que a dança entrou na minha vida como um divisor de águas. No momento em que eu estava descobrindo o mundo e buscando entender quem eu era, o Projeto Oficina de Estudante me apresentou outra possibilidade de existir. Mostrou-me que a vida ia muito além dos limites da periferia onde cresceu. Mais do que uma profissão ou uma paixão, a dança me salvou, e serei eternamente um defensor da arte que transforma, que cura e que transborda”, relembra Hyago.

 

Em 2014, desenvolveu um projeto social na ONG AFETO, em Vinhedo, São Paulo, pela qual tinha como base a dança e o acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social. "Me orgulho muito desse projeto por poder levar a dança como forma de resgate para as crianças da ONG. Ver cada olhinho que ali brilhava em seu contato com a dança me fazia lembrar do Hyago de anos atrás que também não via outra perspectiva de vida a não ser a realidade que ali já vivia", conta.

 

Agora, Hyago mora há um ano em Nova York, nos Estados Unidos, estudando inglês para logo iniciar seus estudos de dança para se aprofundar na arte.

 

“Tudo aconteceu muito de repente e sem muita intenção. Vim para os Estados Unidos a excursão e acabei conhecendo e tendo contato com ainda mais arte. Nova York respira arte, o jazz e sapateado trazem vida a esse lugar, assim como a escola de um grande nome da dança moderna Martha Graham. Vi a oportunidade de me aprofundar ainda mais nessas artes, pesquisar e vivenciar elas de formas diferentes”, conta .

 

“O Peso da Expressão” primeiro livro de Hyago Alves, fica disponível em 29 de abril de formato digital em e-book, podendo ser adquirido pelo site do Clube dos Autores (https://clubedeautores.com.br/), como na Amazon, Google Play, Apple Books e outras plataformas de leitura.

 

Instagram: https://www.instagram.com/hyagovinter/

 

...
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...