Aominê levará a essência do Rio à maior feira de arte no Centro-Oeste
Com referências na arte de rua e cenários pulsantes, o carioca Renan Aguena (@o_aomin6), que agora assina como Aominê, emerge como um artista inquieto e questionador – e estará entre os destaques da galeria NATA Art&Design na FARGO – Feira de Arte Contemporânea de Goiânia, que acontece no próximo mês no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Suas pinturas, que unem tinta de parede com materiais como algodão cru e papel, integram o acervo da NATA, galeria que aposta em criações autorais e linguagens provocativas. Aos 34 anos, Aominê já levou suas obras a Londres e Itália, também ao Parque Lage (RJ), ao Arte Core e ao MAM do Rio de Janeiro, além da SP-Arte. Agora, pela primeira vez, expõe na maior feira de arte do Centro-Oeste do país, com trabalhos que dialogam diretamente com a materialidade, os afetos e a resistência no fazer artístico.
“Já foi por falta de dinheiro, por não ter como investir, mas até hoje eu pinto com tinta de parede. E só isso não sustentaria o meu trabalho, é algo além. Encontrei desdobramentos conceituais para usar esse material, que tem um lugar de afeto pra mim”, conta Aominê.
“Não aceitei o caminho mais fácil, permaneci no que acredito. Desenvolvi um estilo, um tratamento, um envolvimento com o material. Com tinta de parede, eu sou brabo! Eu sinto que me desenvolvi junto ao material e encontrei um caminho a partir dessa materialidade. Isso hoje é parte da minha pesquisa: entender como ela funciona conceitualmente e encontrar um caminho viável nos desafios de mercado com isso”, acrescenta.
O interesse de Aominê pelas artes plásticas começou na adolescência, a partir do grafite – inicialmente como espectador. Mais tarde, ele abandonou a faculdade de serviço social para se dedicar integralmente à arte. “Foi uma decisão mesmo virar artista. Fazer disso meu ofício, meu sustento. Existia um ímpeto, um sentimento, uma inquietação, um sussurro que me acompanhava e que foi se tornando mais claro”, relata.
“Não tivemos dúvidas que queríamos as obras e o talento fora do comum do Aominê em nosso acervo. Foi arrebatador o que sentimos ao ver a arte dele. Há uma potência bruta, ao mesmo tempo sensível e sofisticada, na forma como ele trabalha a cor, os materiais e os temas. Seu trabalho tem alma, tem urgência e nos toca profundamente – por isso, é uma alegria levá-lo conosco para a FARGO”, afirma Natasha Szaniecki, galerista.
A NATA Art&Design, inaugurada no fim de 2024 em Pinheiros (SP), foi criada por Ariela Mansur e Natasha Szaniecki com a missão de representar a diversidade da arte contemporânea brasileira. A galeria participa pela primeira vez da FARGO com artistas que expressam diferentes vozes, materiais e narrativas, como o Aominê.
Serviço
Aominê na FARGO – Feira de Arte de Goiás
📍 Centro Cultural Oscar Niemeyer – Goiânia (GO)
📅 De 23 a 26 de maio de 2025
🕒 Quinta a sábado, das 14h às 21h | Domingo, das 10h às 18h
🎟️ Entrada gratuita
🌐 Mais informações: www.feirafargo.com.br