A Galeria de Arte IBEU, no Jardim Botânico, está até dia 05 de dezembro com as portas abertas para a exposição coletiva "Parque", que reúne obras de Bernardo Magina, Bruno Miguel e Pedro Varela. Mais que uma mostra de pinturas, desenhos e esculturas, a proposta é uma imersão em paisagens que transitam entre o real e o inventado, em diálogo direto com o imaginário do Parque Lage – espaço formador e inspirador na trajetória dos três artistas.
Ex-alunos e professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Magina, Miguel e Varela exploram a cor, a forma e a simbologia da paisagem como construção cultural, e não apenas como reflexo da natureza. O visitante é convidado a atravessar cenários que evocam memórias, desejos e fantasias, numa travessia que lembra a atmosfera mágica dos jardins e do palacete do Parque.
"Cada um vai achar um lugar na sua mente para lugares físicos outrora experimentados. Abre-se espaço aí para novas histórias: ficções", afirma Bernardo Magina, mestre em Arte Contemporânea pela UERJ e professor de Pintura na EAV Parque Lage. Conhecido por pesquisas sobre cor no espaço-tempo, Magina expande sua produção para além da tela, com murais e instalações. Em 2023, idealizou a exposição "Os Coloristas estão chegando", no MAC-Niterói, ao lado de mestres e alunos, reafirmando sua vocação para o diálogo entre gerações.
Já Bruno Miguel acumula um percurso sólido. Como artista participa desde 2007 de exposições individuais e coletivas no Brasil e em países como EUA, Alemanha, Portugal, Turquia, Peru, Bolívia, Colômbia, Argentina e Chile. Representado por galerias no Rio, São Paulo e Nova York, ele participou de residências internacionais e teve obras incluídas em coleções institucionais e particulares de peso. Sua prática artística combina referências eruditas e populares, explorando desde a pintura até objetos e instalações. Paralelamente, construiu uma carreira como professor e curador de mostras no Rio, em São Paulo e em Londres, sempre atento às conexões entre arte contemporânea e cultura visual.
Pedro Varela, por sua vez, é reconhecido por criar cidades imaginárias e florestas tropicais que misturam memórias culturais e vivências digitais. Suas obras integram acervos como o MAM-RJ, o MAR e coleções internacionais. Ao longo da carreira, já expôs em países como França, México, Catar e Dinamarca. Hoje radicado em Petrópolis, o artista segue investigando a paisagem como eixo central de sua produção, entre pinturas monocromáticas, desenhos multicoloridos e grandes instalações.
Assim como o próprio Parque Lage, com sua gruta artificial, lagos improváveis e atmosfera quase mágica, a exposição "Parque" estimula o público a criar suas próprias narrativas, onde natureza e cultura se confundem e a imaginação se torna ferramenta de leitura do mundo.
Serviço
Exposição: Parque
Artistas: Bernardo Magina, Bruno Miguel e Pedro Varela
Abertura: 03 de outubro de 2025
Visitação: até 05 de dezembro de 2025
Local: Galeria de Arte IBEU –Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico, RJ
Horários: segunda a quinta, das 13h às 19h; sextas, das 12h às 18h
Entrada gratuita
Instagram: @galeriaibeu

