Brazilian Pipers, maior grupo brasileiro dedicado ao instrumento escocês é destaque do festival de sopros promovido por Música no Museu, ao lado dos duos de piano e oboé, com músicos brasileiros, americanos e sul-africanos

 

A maior orquestra brasileira de gaitas de fole faz seu único concerto nesta 13ª edição do Rio Winds Festival. Promovido poe Música no Museu durante todo o mês de novembro, o Festival Internacional de Sopros reúne expoentes de destaque internacional nos mais diversos instrumentos de sopro – do sax ao clarinete, da flauta ao oboé, sempre com entrada franca.

Nesta quinta (23), às 18h, o oboísta John Rojas faz duo com a cantora e pianista Maria Elizabeth Bezuidenhout, na quarta (22), às 12h30, no CCBB. Da África do Sul, eles interpretam músicas dos povos locais zulu e xhosa, além de Grant McLachlan, Madeleine Dring, Norman Edwards e outros, no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV).

Instrumento-símbolo da Escócia, a gaita de fole tem sua maior orquestra brasileira tocando no amplo auditório do Espaço Cultural Sesc, no Flamengo, às 19h de sexta (24). Hoje com cerca de 30 integrantes ativos, a Brazilian Pipers foi formada a partir de 1999, por iniciativa do maestro José Paulo Jr., mais conhecido como J. Paulo. 

Músico da Banda de Sopros dos Fuzileiros Navais por 30 anos – dos quais 12 como solista de foles –, J. Paulo iniciou seu novo trabalho tocando sozinho; passou a reunir mais três gaiteiros em 2002 e foi aumentando, aos poucos, a formação do grupo. O crescimento gradual deveu-se, inclusive, à dificuldade do ensino da gaita de fole no Brasil, onde esses instrumentos precisam ser importados. O próprio maestro J.Paulo complementou seus estudos na Escócia. As highlands também inspiram o repertório, que vai da tradicionalíssima "Greensleeves" ao tema do filme "Coração Valente".

Integrante da National Symphony Orchestra (EUA) de 1990 a 2017, William Wielgus é o solista de sábado (25), quando apresenta peças clássicas, em seu oboé, ao público no Consulado de Portugal, em Botafogo, às 18h. O oboísta americano toca acompanhado pelo pianista brasileiro Silas Barbosa, em um repertório que vai de Bach a Chiquinha Gonzaga, passando por Olivier Messiaen.

"Berço" do maestro J. Paulo, a própria Banda de Sopros da Banda dos Fuzileiros Navais é a atração de domingo (26), às 12h, no Museu Carmem Miranda, no Aterro.


Pela semana

Na sequência, o Trio Laetare, formado por Pierre Jatobá (oboé), Paulo Azevedo (violino) e Gabriel Lucena (violão) toca clássicos no Forte de Copacabana, terça (28), às 18h30. Já na quarta (29), às 12h30, junto com o pianista Leandro Turano, a flautista Gabriela Koatz passeia pela música brasileira mesclando clássico e popular, de Villa-Lobos a Jacob do Bandolim, passando por Radamés Gnatalli e composições próprias, no CCBB.



RIO WINDS FESTIVAL - MÚSICA NO MUSEU 

 

Programação da semana


Dia 23 (quinta-feira), 18h

John Rojas (oboé) e Maria Elizabeth Bezuidenhout (piano e voz) - África do Sul
Programa: Grant McLachlan, Madeleine Dring, Norman Edwards, músicaS Zulu e Xhosa 

Palácio Tiradentes (Salão Nobre)

Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro

Capacidade: 100 lugares

 

Dia 24 (sexta-feira), 19h

Brazilian Pipers (Orquestra de Gaitas de Foles), direção do maestro J.Paulo

Espaço Cultural Sesc

Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo

Capacidade: 200 lugares

 

Dia 25 (sábado), 18h

William Wielgus (oboé, EUA) e Silas Barbosa (piano, Brasil)

Palácio São Clemente (Consulado de Portugal)

Rua São Clemente, 424, Botafogo

Capacidade: 200 lugares

 

Dia 26 (domingo), 12h 

Banda de Sopros da Banda dos Fuzileiros Navais  

Museu Carmen Miranda

Av. Rui Barbosa, s/nº, Parque do Flamengo 

Capacidade: 80 lugares

 

Dia 28 (terça-feira), 18h30

Trio Laetare: Pierre Jatobá (oboé), Paulo Azevedo (violino) e Gabriel Lucena (violão)

Museu Histórico do Exército – Forte de Copacabana

Praça Cel. Eugênio Franco, 1 - Copacabana (Posto 6)
Capacidade: 115 lugares

 

Dia 29 (quarta-feira), 12h30

Gabriela Koatz (flauta) e Leandro Turano (piano)

Programa: Gnattali, Villa Lobos, Koatz, Jacob de Bandolim

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, sala 26, Candelária, Centro

Capacidade: 90 lugares

 

Entrada franca em todos os espetáculos

 

Programação completa, até o fim de novembro, em www.musicanomuseu.com.br

(sujeita a alterações)

 

 

Fotos: John Rojas + Maria Elizabeth Bezuidenhout, Brazilian Pipers e William Wielgus (divulgação)