Evento reúne mais de 1.500 convidados nacionais e internacionais e promove serviços entre arte, tecnologia e impacto social. Pela primeira vez, três orquestras integram a programação
Amanhã, dia 27 de maio, começa a sétima edição do Rio2C , que transforma o Rio de Janeiro em um ecossistema pulsante de criatividade, inovação, aprendizado e negócios. Reconhecido como o principal encontro de pessoas criativas da América Latina , o evento segue até 1º de junho na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com uma programação intensa, atravessando temas como audiovisual, música, moda, games, sustentabilidade, literatura, ciência, tecnologia, educação, ⁰marcas e muito mais.
Neste ano, o Rio2C propõe uma reflexão profunda com o tema "The Edge of Perfection" , que discute os dilemas éticos, sociais e criativos da busca pela perfeição em tempos de avanço tecnológico avançado. A proposta é provocar o público a pensar: como equilibrar a eficiência com poupanças? O que se perde no caminho da alta performance?
Logo na abertura, o evento apresenta cinco Summits temáticos : Fashion System , com destaques como Bella Freud e Ib Kamara; Economia Criadora , comandada pela Play9; o Forbes Brands&Co , em parceria com a Forbes; o Game+, em parceria com a PlayerOne, voltada ao universo dos games e eSports; e o FAST Summit , em parceria com a Samsung, que aborda a revolução do streaming gratuito com publicidade. A Globo também realiza um Summit especial comemorando os 100 anos da indústria audiovisual brasileira.
Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o evento ganha corpo com a realização da Conferência e do Mercado , com 21 palcos simultâneos e mais de 1.000 convidados , incluindo 130 nomes internacionais de 39 países , representantes de 74 instituições parceiras e líderes de todos os segmentos da indústria criativa. Entre os destaques, estão CEOs e CMOs de grandes empresas como Juliana Cury (Itaú Unibanco), Tatiana Ponce (Natura & Co), Renata Gomide (Grupo Boticário), Beatriz Bottesi (Meta), Ana Gabriela Lopes (iFood), Ionah Kochen (Nestlé), Manzar Feres (Grupo Globo) e Alessandra Souza (Stellantis).
Na música, além de falas artísticas de artistas como Lulu Santos , Criolo , Marina Sena , Péricles , Gaby Amarantos e Dinho Ouro Preto , o Palco Rio2C recebe artistas emergentes em pocket shows durante todos os dias, com curadaria de gravadoras e agregadoras. A programação também conta com a presença de nomes relevantes da indústria, como Dustee Jenkins, diretora global de relações públicas do Spotify ,
No audiovisual, grandes nomes como Esther Garcia (produtora de Pedro Almodóvar), Chris Brancato (criador de "Narcos"), Camila Bruges e Diego Ramirez Schrempp (roteirista e produtor da série "Cem anos de solidão") e os diretores Boni e Boninho se juntam a talentos como Grazi Massafera , Marjorie Estiano e Bianca Comparato para discutir tendências e narrativas.
A edição de 2025 também marca uma nova integração entre o evento e a música clássica. Pela primeira vez, três orquestras participam da programação: os Ensaios Abertos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) , entre 27 e 29 de maio; o concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica com a experiência sensorial de luzes da PixMob (30 de maio); e o encerramento no dia 1º de junho com a Orquestra Light da Rocinha e o Quarteto de Cordas da OSB em apresentações especiais.
Dois estudos inéditos reforçam o compromisso do Rio2C com o pensamento crítico e o futuro. O primeiro, “Relatório de Futuros 2025” , foi realizado em parceria com o movimento Teach The Future Brasil e reuniu 689 jovens de todas as regiões do país . O estudo apresenta os conceitos de “futurofobia” e “futurotopia” como lentes para compreender como a juventude brasileira se relaciona com o futuro. Os dados são consistentes: 62% dos jovens sentem medo do futuro, 78,5% associam o futuro à ansiedade e apenas 31% acreditam que a escola os prepara para o amanhã. Em contrapartida, 87% acreditam que imaginar o futuro pode ser aprendido, e 76,6% sabem como gostariam que fosse o seu.
O segundo estudo, “Startup Landscape – Entretenimento” , realizado em parceria com a Liga Ventures , mapeia startups da indústria criativa que estão utilizando tecnologia para transformar a forma como conteúdos são produzidos, consumidos e comercializados. O levantamento apresenta um panorama das inovações no setor, com foco em experiências interativas e novos modelos de negócios.
Entre as novidades, o Rio2C contará pela primeira vez com uma livraria oficial , oferecendo lançamentos, sessões de autógrafos e encontros com autores como Raphael Montes , Fayda Belo , Myriam Goldberg, além do físico Mario Novello , que também participa como palestrante.
Comprometido com causas sociais e ambientais, o evento tem certificação de carbono neutro e ações de impacto: parceria com o projeto Light Reciclo , presença do movimento Reciclo C&A (com coleta de jeans e cenografia com material reciclado), distribuição de 5.579 ingressos para 63 instituições sociais , acessibilidade com Libras e audiodescrição em palcos principais, e presença ativa de organizações como Médicos Sem Fronteiras e o programa Rio+Seguro , de enfrentamento à violência contra a mulher.
Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Rio2C abre espaço para a Festivalia , voltado ao público em geral e futuros profissionais da indústria criativa, com shows, games, gastronomia, experiências de marca e painéis com nomes como Luedji Luna , Foquinha , Ícaro Silva , Natalia Lara , Bruno Gagliasso, Deborah Medrado, entre outros. A ideia é democratizar o acesso à criatividade e proporcionar um mergulho na pluralidade da cultura contemporânea.
O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage , StoryVillage , Brainspace , House of Brands ; Biodom ; Nova Fronteira ; Futuro.U ; Batidas sonoras ; Batidas sonoras II ; Batidas Sonoras III ; Sala de Triagem ; Artes e Ofícios ; Writer's Room , SportsOn , BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br ).
RIO2C EM NÚMEROS – 2025
-
6 dias de evento
-
Mais de 1500 convidados
-
21 palcos simultâneos
-
130 convidados internacionais de 39 países
-
16 consulados, embaixadas e instituições internacionais
-
66 marcas parceiras
-
74 instituições parceiras (audiovisual, música, moda, startups, editorial etc.)
-
15 instituições convidadas (ex: Music Rio Academy, Genesis PUC-RJ)
-
20 eventos paralelos
-
3 orquestras na programação
-
2 estudos inéditos
-
5.579 ingressos distribuídos gratuitamente para 63 instituições sociais
Sobre o Rio2C: O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovação. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina. O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.
Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/